Como fazer uma maquiagem expressa antes de um compromisso por vídeo?

Maquiador das estrelas e consultor da Ikesaki, André Sartori explica como fazer uma make rápida e satisfatória antes de uma videochamada em 10, 20 ou 30 minutos



Foto: André Sartori, make up artist

Crédito: Divulgação

Vídeos, vídeos e mais vídeos. Se antes da pandemia do novo coronavírus o normal do dia a dia de trabalho de uma série de profissões envolvia reuniões, aulas e compromissos presenciais, o novo normal agora são compromissos via vídeo através de aplicativos online, agendados nem sempre com antecedência. Neste caso, não é raro ter que “se virar” para ficar com uma aparência mais arrumada para o vídeo em questão.

“Já vínhamos de uma cultura de vídeos e lives para as redes sociais, nas quais as pessoas podem optar pelo uso de diferentes filtros, que trazem diversão e informalidade”, opina André Sartori, maquiador das estrelas e consultor da Ikesaki. “Agora, na questão profissional, a demanda é outra. Ainda que participar de um evento de trabalho de “cara lavada” não seja um problema em si, uma leve maquiagem pode ajudar a passar uma imagem mais organizada”, ele diz.

Para ajudar a fazer uma make express em poucos passos e com um efeito bonito e natural, e que te tomará cerca de dez, vinte ou trinta minutos, André listou as seguintes dicas de passo a passo:

Se você tem apenas 10 minutos para se arrumar:

- Prenda os cabelos em um coque ou rabo de cavalo para o vídeo. Assim você vai ganhar tempo e ainda destacar sua make.

- Prepare a pele com um primer. Se ele tiver um protetor solar, melhor ainda, pois assim você irá hidratar e proteger a pele ao mesmo tempo.

- Aplique uma base líquida, como a matte, por exemplo, que oferece boa cobertura, com efeito corretivo nas olheiras e manchinhas.

- Finalize a uniformização da pele com o pó compacto, HD, mais fininho, para selar a pele. Você pode passá-lo no centro da testa, no topo das maçãs do rosto, na ponta do nariz e no topo do queixo. Não se esqueça de maquiar o pescoço e até as orelhas, para uniformizar tudo.

- Use a máscara nos cílios superiores para deixá-los volumosos e levantar seu olhar.

- Use um lápis para sobrancelha no sentido dos fios, da forma mais natural possível, destacando levemente o seu olhar.

- Finalize com um batom que seja bem hidratante.

Se você tem 20 minutos para se maquiar:

Neste caso, você poderá incrementar sua maquiagem. Além do passo a passo acima, você poderá também:

- Uma sombra marrom opaca, em um marrom mais queimado, para fazer o desenho do côncavo na pálpebra móvel e esfumar. Aplique a sombra.

- Ilumine o canto interno dos olhos e arco natural das sobrancelhas com um iluminador perolado.

- Use um blush iluminador no topo das maçãs do rosto.

Se você tem pelo menos 30 minutos para se maquiar:

Além de todo o passo a passo acima, você pode pensar em fazer contornos. Sobre contornos, vale fazer antes de um compromisso de trabalho apenas se você já tem experiência.

“Como regra, tons escuros dão profundidade à maquiagem. Tons claros dão volume e iluminam a maquiagem. Para os contornos darem certo, o pincel deve ser passado levemente sobre a pele. Para dar profundidade, os pontos são aba do nariz, contorno do nariz, contorno das maçãs do rosto, contorno do couro cabeludo, contorno das têmporas e contorno das mandíbulas. Para imprimir luz e volume, um pó solto ultrafino HD pode ser aplicado com pincel de pó no centro da testa, abaixo dos olhos e topo do queixo. Para caprichar na iluminação dos olhos, é só passar o corretivo mais claro que seu tom de pele nos cantos dos olhos, com a ponta dos dedos, dando leves batidinhas”, finaliza André Sartori.

Postagens Recomedadas

0 comentários