13 cuidados para que seus óculos durem mais

Conheça dicas para manter seus óculos conservados e sempre com aspecto de novo


1 - Nunca coloque as lentes viradas para a superfície

Evite apoiar seus óculos com as lentes para baixo. Isso pode arranhá-las e comprometer o filtro UV que protege seus olhos. Cuidado!

2 - Não esfregue sua lente a seco

Todo mundo faz, mas limpar suas lentes com a camisa ou em qualquer outro objeto seco não é nada indicado.Os tecidos das camisetas e camisas podem arranhar ou danificar os óculos.

O ideal é lavar as lentes com água e esperar secar naturalmente, ou utilizar algum produto especifico para limpeza dos óculos.

Evite usar álcool, pois ele não é indicado para alguns matérias plásticos comuns em armações e pode causar manchas ou deformações, além de comprometer alguns acabamentos de lente.

3 - Para as lentes, lenço de microfibra

Esse tipo de lenço é macio, não arranha e ainda não deixa fiapos e marcas.

Ele pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas, vem junto com os óculos na hora da compra e pode vir também junto de alguns aparelhos eletrônicos como celulares, já que esse lenço também é muito bom para limpar monitores e telas.

4 - Não durma com seus óculos

Parece bobo, mas acontece. Quem nunca deitou vendo televisão, dormiu e acordou em cima dos óculos? Além de entortar a armação, há o risco de quebrar as lentes.

Tire os óculos antes de deitar!

5 - Ajuste sua armação com um especialista

Procure esquecer aquela mania de forçar a haste dos óculos para eles endireitarem ou ficarem mais justos.

O certo é levar seus óculos ao oftalmologista ou em algum centro especializado pelo menos 2 vezes ao ano. Eles vão ajustar corretamente as hastes sem comprometer a estrutura ou as lentes.


6 - Pegue os óculos sempre com as duas mãos

Quando você segura seus óculos por uma haste apenas, você força um dos lados. Se eles estiverem abertos, pior ainda. Isto pode afrouxá-los e deixá-los tortos.

O ideal é retirar os óculos do rosto com as duas mãos, uma de cada lado. Assim, eles ficam alinhados e ainda correm menos risco de caírem no chão.

7 - Óculos não são enfeites de cabelo

Quando você usa os óculos na cabeça, você desregula a estrutura das hastes, além de aumentar o risco de queda.

8 - Limpe com frequência

A limpeza é um dos fatores mais importantes para preservar os óculos de grau, além disso, as lentes sujas incomodam e atrapalham a visão. As flanelas de microfibra, que normalmente acompanham o acessório, servem para limpar e remover as sujeirinhas do dia a dia, como partículas de pó e marcas de dedo.

Se a sujeira do óculos estiver mais espessa, utilize produtos antiestáticos que contêm álcool isopropílico. Normalmente, eles são vendidos em óticas em formato de spray. Basta pulverizar na flanela e passar levemente nas lentes. Para uma higienização mais profunda, lave com água corrente e adicione uma gota de detergente líquido neutro.

9 - Fique longe do calor

O calor extremo pode danificar a estrutura da armação, visto que alguns materiais são moldáveis às altas temperaturas, como o acetato. Outras matérias-primas também podem rachar e quebrar em situações de calor.

Um carro parado ao sol, por exemplo, pode alcançar até 70 graus, e esquecer seu óculos no painel do carro por muito tempo certamente irá estragá-lo. O revestimento das lentes também pode sofrer danos.

10 - Guarde depois de usar

Um hábito simples, mas que faz toda a diferença em relação aos cuidados com óculos de grau, é a maneira como armazenamos o acessório. É comum esquecê-lo em cima da mesa, da cama ou do banco do passageiro do carro, aumentando os riscos de danificação.

Como os óculos nos acompanham na maior parte do dia, é preciso criar o hábito de guardá-los no estojo. As capinhas são resistentes ao calor e impactos e protegem os óculos, evitando que as lentes risquem, quebrem e entortem. Com esses cuidados, seu óculos vai durar muito mais e o investimento inicial terá valido a pena.

11 -  Manuseie com cautela

Outro cuidado com óculos de grau que pode parecer tolo, mas faz grande diferença na conservação, é a maneira de manusear o acessório. Pegar os óculos com apenas uma das mãos e pela haste lateral pode entortar a estrutura frontal. Na hora de tirá-lo da face, também é importante fazê-lo com as duas mãos.

12 - Faça ajustes na armação

Ajustar periodicamente a armação é um dos cuidados que ajudam a preservar seus óculos e as lentes de grau. Portanto, procure uma ótica especializada e peça para ajustar as hastes no seu rosto. Elas são responsáveis por suportar o peso da armação e, se não estão devidamente alinhadas, podem danificar a estrutura do óculos.

13 - Compre seu óculos em um lugar de confiança e que te dê garantia

Localizada em Diadema, São Paulo, a Ótica Blue busca a satisfação dos clientes na aquisição de óculos de grau ou óculos de sol.

Oferecem maior garantia de qualidade e agilidade na confecção de óculos de grau completos devido ao laboratório próprio e pessoal especializado.

Utilizando armações e lentes de renomadas marcas, para todos os tipos de pessoas e rostos, óculos de sol de diferentes modelos, ainda oferecem preços acessíveis e parcelamento direto na loja, sem burocracia.

É isso! Pode apostar que com estas dicas, seus óculos vão durar muito mais!

Postagens Recomedadas

1 comentários