12 janeiro 2018

Consumo de ômega 3 pode ajudar a combater a obesidade e manter o peso


Olá estilosas,
como vão vocês minhas lindas? Estudos comprovam ação benéfica do nutriente sobre os níveis dos hormônios insulina e leptina, que atuam no controle do apetite.





Diversos estudos defendem que o agravamento da obesidade está relacionado a condições inflamatórias do organismo, trazendo várias disfunções associadas à doença. Entre esses distúrbios está a inflamação do hipotálamo, região cerebral sensível aos sinais da insulina e da leptina, que são hormônios atuantes, respectivamente, no controle do nível de açúcar (glicose) no sangue e na regulação da saciedade.
Dessa forma, essas pesquisas indicam que o sobrepeso excessivo leva, automaticamente, ao acúmulo de glicose na corrente sanguínea (hipertrigliceridemia), aumentando também o risco para enfermidades como diabetes e hipertensão, além de favorecer a manutenção de uma alimentação exagerada e, por consequência, nutricionalmente desequilibrada. Do mesmo modo, o colesterol alto, causado normalmente pela ingestão demasiada de gorduras saturadas e trans, nocivas à saúde, também é relatado comumente entre pessoas obesas.
Mas segundo a Ph.D e consultora científica de OmegaPURE, Dra. Maria Inês Harris, apesar de tantas comorbidades, a ciência também aponta uma alternativa relativamente mais saudável e moderada aos métodos tradicionais para ajudar na redução dos fatores ligados à obesidade. Trata-se do consumo de ácidos graxos ômega 3 (EPA e DHA) altamente purificados. "Por inibir a progressão da neuro inflamação, beneficiando o sistema nervoso, essas gorduras insaturadas podem ser muito eficazes nos quadros de obesidade", afirma a especialista.
De acordo com a Dra. Maria Inês, o consumo de ômega 3 traz benefícios tanto à saúde quanto a estética para pessoas com sobrepeso. "O nutriente aumenta a síntese de uma proteína das células, chamada PPAR-gama, que ajuda a transformar o açúcar em energia antes que ele se acumule no corpo, auxiliando na estabilidade dos níveis de insulina. Além disso, ele também contribui para a redução dos triglicerídeos e aumento da leptina circulante, o que colabora para a contenção do apetite", explica.
Reforçando a atuação dos ácidos graxos EPA e DHA no controle de peso, uma revisão baseada em estudos clínicos e com animais, publicada no The European Journal of Clinical Nutrition, também observou o aumento nos níveis de leptina associado ao consumo deômega 3 em indivíduos obesos, evidenciando a melhora na relação fome x saciedade. De acordo com os pesquisadores, a constatação indica a eficácia do nutriente para ajudar não apenas na reversão da obesidade, mas, inclusive, a evitar o reganho de peso após submissão a uma dieta restritiva.
Outra pesquisa, realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, chegou à mesma conclusão. O estudo buscou relacionar os impactos de dois planos alimentares de baixa caloria na perda de peso e saúde de 32 pessoas, que foram divididas em dois grupos, sendo apenas um deles submetidos a três medidas semanais de ingestão rica em ômega 3. De acordo com os resultados, além dos níveis de colesterol, triglicérides, insulina e leptina relativamente melhores, o grupo que consumiu os ácidos graxos também emagreceu mais ao fim do experimento.


Como pessoas obesas podem consumir ômega 3?

O ômega 3 deve ser incluído na dieta de pacientes com obesidade a partir da prescrição de um nutricionista. Embora essas gorduras insaturadas possam ser obtidas através da alimentação rica em peixes marinhos como salmão, sardinha, atum e cavala, nesses encontra-se também ômega 6 numa proporção aproximada de 30% de ômega 3 para 60% de ômega-6 (1:2). Dessa forma, a alimentação não corrige o desequilíbrio na dieta típica do brasileiro (da ordem de 1:20) e cuja proporção deveria ser da ordem de no máximo 1:5. "Já o uso de suplementação com produtos contendo EPA e DHA purificados, como OmegaPURE, que apresenta 90% de sua composição desses ácidos graxos, e sem a presença ômega-6, auxilia de forma mais eficiente na reposição adequada de ômega-3", finaliza a Dra. Harris. 

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Até o próximo post, beijinhos da Lu...


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18 comentários:

  1. omega 3 é msm super importante para nossa saude, adorei esse post bem completo explicando tds os benefícios

    www.tofucolorido.com.br
    www.faecbook.com/blogtofucolorido

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  2. Que delícia. Eu amo peixe, especialmente salmão que é rico em Omega 3
    big beijos

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  3. Se pode combater aquelas gordurinhas indesejáveis, estou dentro rs.
    www.unalome.com.br

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  4. Eu gosto de consumir suplementos de ômega 3 por conta dos benefícios que trazem ao organismo.

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  5. Caraca, que legal! MEGA importante o consumo de ômega 3!!!

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  6. uso muito omega 3 tanto no período de ciclo quanto no período off e posso dizer ele e um ótimo acido graxos e na minha opinião e de suma importância que todos procure ingeri.

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  7. Omega 3 é muito importante mesmo,adorei me informar mais.Consumo quando como peixes,mas achoo bom começar a ingerir diariamente!ADorei o post!Bjs Verônica Alves

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  8. Oi!!
    Que maravilha 😀 eu não sabia.O omega3 tem benefícios excelentes, meus pais tomam e adoram.
    Bjo

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  9. Eu não conhecia esse benefício do ômega 3, obrigada por passar essa informação a diante. Muito bom teu post. Beijo

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  10. Adorei conhecer melhor os benefícios do omega 3 , alguns eu não conhecia! adorei o post

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  11. Já sabia dos benefícios do omega 3 para memória, sangue, hormônios mas que também poderia ajudar a combater a obesidade foi uma grande surpresa. Obrigada por compartilhar essa notícia!

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  12. Amei conhecer os benefícios, o post está bem completo, fiquei com vontade de começar consumir o Omega 3!

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  13. eu também amo peixe mais não como com frequência, gostei muito das informações e vou procurar minha nutricionista.

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  14. Bom dia, aqui em casa o povo já descobriu os benefícios e não ficam sem!
    Beijos! Blog Minhas Inspirações por Sara Menezes

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  15. Amei demais o post, omega 3 realmente é algo mega importante para nossa saúde, mas gostei que ainda não conhecia alguns dos benefícios.

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  16. Eu não sabia sobre as vantagens do Omega 3 e, realmente, é bom o termos na nossa dieta. É melhor em capsulas, já que eles possuem um valor concentrado maior. Obrigada por compartilhar as informações <3

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  17. Excelente dica, o omega 3 é muito benéfico

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  18. Adorei o post,bem completo em relação aos benefícios!

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